Adrien Boichis (França) foi o mais rápido na prova de cross country olímpico (XCO) de sub-23 no Campeonato da Europa de BTT, em Tamengos, Anadia. Charlie Aldridge (Grã-Bretanha) e Dario Lillo (Suíça) fecharam o pódio da última prova do europeu.
O francês concluiu as oito voltas (uma start loop, uma start lap e seis voltas completas) em 1h13m36.755s, com 10.665s de vantagem para Dario Lillo e 33.447s para Charlie Aldridge, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Os três corredores, de resto, destacaram-se cedo dos demais e foram alternando a liderança entre si ao longo da corrida. O dinamarquês Tobias Lillelund ainda esteve no grupo da frente, mas acabou por ficar para trás, numa posição intermédia, quando faltavam três voltas para o final, e terminou em quarto lugar.
Na penúltima passagem pela meta, Charlie Aldridge já tinha 16 segundos de desvantagem, que não conseguiu recuperar, ficando ligeiramente para trás, mas garantindo a medalha de bronze. A luta ficou entre Dario Lillo e Adrien Boichis, que estavam colados à entrada para a última volta. No entanto, o francês conseguiu ganhar uma vantagem de dez segundos na última volta, sagrando-se campeão europeu.
Diogo Neves foi o melhor dos cinco representantes de Portugal em prova, tendo terminado na 19.ª posição, a 3m36.634s de Adrien Boichis. João Cruz, a 5m10.287s, foi 30.º, Artur Mendonça foi 33.º, a 6m52.836s, Tomás Frazão foi 44.º, a 8m55.75s, e Alexandre Gonçalves foi 50.º, tendo ficado a duas voltas do líder francês.