O Campeonato Europeu de Ciclismo de Pista de Juniores e Sub-23 arrancou esta terça-feira, no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia. A Alemanha, com três medalhas de ouro (quatro no total), e a Grã-Bretanha, com duas medalhas de ouro (quatro no total) foram as duas seleções em maior destaque no primeiro dia de competição.
A seleção germânica, de resto, foi a primeira a festejar, na prova de Scratch de juniores femininas, com Magdalena Fuchs (Alemanha) a garantir a medalha de ouro, à frente de Vittoria Grassi (Itália) e Laerke Expeels (Bélgica). A corrida ficou marcada por uma queda que apanhou Patricie Müllerová (Chéquia), impedindo-a de terminar, quando parecia lançada para o primeiro lugar.
O hino da Alemanha voltou a ouvir-se após a prova de eliminação de sub-23 masculinos, vencida por Tim Torn Teutenberg, seguido de Gianluca Pollefliet (Bélgica) e Elmar Abma (Países Baixos), bem como nas provas de velocidade por equipas de juniores, em que a equipa alemã superou França e Bélgica.
A Grã-Bretanha ouviu o seu hino pela primeira vez depois da prova de perseguição individual em sub-23 femininas, na qual Kate Richardson superou a polaca Olga Wankiewicz e a austríaca Leila Gschwentner. O ouro fugiu por pouco na prova masculina, vencida pelo belga Noah Vandenbranden, com os britânicos Josh Charlton e Joshua Tarling a terminarem em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Mas voltou na prova de velocidade por equipas de juniores femininas, com a seleção britânica a levar a melhor sobre Alemanha e Itália, que completaram o pódio por esta ordem.
Na prova de eliminação individual de sub-23 feminina, o ouro sorriu aos Países Baixos, com Maike van der Duin a aguentar até ao fim. Katrijn de Clercq (Bélgica) ficou com a prata e Nora Tveit (Noruega) com o bronze. Por fim, a prova de scratch de juniores masculinos foi vencida pelo italiano Davide Stella, com o turco Ramazan Yilmaz a ficar na segunda posição e o francês Pablo Laruelle na terceira.
Portugal teve cinco representantes neste primeiro dia, com destaque para João Martins, que terminou na quinta posição na prova de eliminação individual de sub-23 masculinos. Raquel Dias terminou em 15.ª na prova de juniores femininas de Scratch, Beatriz Roxo em 9.ª na prova de eliminação individual de sub-23 femininas e Rodrigo Neves foi 15.º na prova de Scratch de juniores masculinos.
Nota final para a Bélgica, que foi a seleção a conseguir mais medalhas neste primeiro dia (cinco), ainda que apenas uma tenha sido de ouro, e para a equipa italiana de perseguição por equipas, que bateu o recorde do Mundo de juniores ainda na qualificação.