O espanhol David Campos e a suíça Ronja Blöchlinger conquistaram hoje os títulos de elite na disciplina de cross country curto (XCC) do Campeonato da Europa de BTT, que decorre em Anadia.
As corrida masculina e a feminina não poderiam ter sido mais diferentes. Entre os homens o equilíbrio foi muito e tudo se decidiu ao sprint. Entre as mulheres a superioridade helvética começou a desenhar-se bem cedo.
Nos homens foi um grupo numeroso que se manteve em cabeça de corrida até bem perto do fim, apesar de alguns ataques no primeiro terço da prova. Quando o grupo dos aspirantes ao título ainda tinha quase dez elementos, à entrada para a última das nove voltas, David Campos atacou e fez a primeira triagem.
Só que a aceleração não foi suficiente para isolar o espanhol, que teve de esforçar-se para bater ao sprint o francês Adrien Boichis. O terceiro, apenas a 1 segundo, foi o suíço Thomas Litscher.
Roberto Ferreira fez vibrar o público português, comandando o grupo dos favoritos durante grande parte da corrida. Cedeu apenas na última volta, ainda assim conseguindo o sexto lugar, a 12 segundos do vencedor. Ricardo Marinheiro foi 19.º, a 55 segundos, e Mário Costa fechou a prova no lugar imediato, a 1m05s.
Já o pelotão feminino de elite manteve-se expectante na primeira metade da corrida, com as corredoras a marcarem-se e sem assumir riscos. No entanto, à entrada para a segunda parte da prova, as suíças Ronja Blöchlinger e Noëlle Buri elevaram o ritmo. A francesa Noemie Garnier teve a ousadia de seguir as helvéticas.
Com a corrida controlada, a dupla suíça decidiu, a duas voltas do fim, acelerar novamente. Acabaram por ficar sozinhas na dianteira à entrada para a última volta. Nas derradeiras pedaladas, Ronja Blöchlinger mostrou-se mais forte e revalidou o título que conquistara em Anadia no ano passado.
Noëlle Buri segurou a medalha de prata, a 5 segundos da compatriota. Noemie Garnier pagou caro a tentativa de seguir na roda das mais fortes, cedendo a medalha de bronze à alemã Kira Böhm, que, com uma corrida mais controlada, guardou forças para subir ao pódio.
Portugal esteve representado por Joana Monteiro, que, a contas com um percalço mecânico, quando circulava na 13,ª posição, acabaria a corrida no 17.º posto, a 2m14s.
O programa de competição prossegue nesta sexta-feira, dia de estafetas mistas (XCR). A corrida única de sexta-feira está marcada para as 15h00.