O dinamarquês Withen Philipsen venceu a prova de juniores masculinos de cross country olímpico (XCO) de forma destacada, esta manhã, em Anadia, e sagrou-se campeão europeu, à frente do neerlandês Freek Bouten e do norueguês Sivert Ekroll, que completaram o pódio final.
O jovem de 16 anos saltou para a frente da corrida ao fim da quarta volta e não largou o primeiro lugar até ao final, tendo terminado as sete voltas (1 start loop + 1 start lap + 5 voltas) em 1h05m04.877s, garantindo mais uma medalha de ouro para a Dinamarca. Freek Bouten e Sivert Ekroll chegaram 54.353 e 58.103 segundos depois, respetivamente.
A primeira liderança até pertenceu ao francês Julien Hemon, que assumiu a frente logo na start loop e liderou o início da corrida, tendo disputado os primeiros lugares com Mikkel Lose (Dinamarca) e Leo Lounela (Suécia) nas primeiras voltas. Na quarta volta, Withen Philipsen saltou de oitavo para o primeiro lugar e Freek Bouten assumiu a segunda posição, cenário que se manteve até ao final da corrida.
A disputa era intensa pelo terceiro lugar, com o norueguês Sivert Ekroll, o italiano Elian Paccagnella e o francês Julien Hemon a lutarem pelo último lugar do pódio. Na última volta, Sivert Ekroll garantiu o bronze, enquanto Hemon caiu para oitavo e Paccagnella para quinto, tendo sido ultrapassados pelo também dinamarquês Nikolaj Hougs, que terminou na quarta posição.
Portugal contou com oito corredores na prova e Rafael Sousa, que já tinha conseguido um sexto lugar na prova de XCC, voltou a destacar-se com novo sexto lugar, a 1m20s do vencedor. Seguiram-se Guilherme Barros, 32.º, a 5m02s, Tomás Gaspar, 45.º, a 6m32s, João Fonseca, 47.º, a 7m03s, Rodrigo Araújo, 48.º, a 7m15s, Lucas Ferreira, 55.º, a 8m52s, Duarte Galvão, 58.º, a 9m59s, e Eduardo Rodrigues, 60.º, a 10m27s.
Na tarde deste sábado será a vez das juniores femininas entrarem em prova em XCO no Campeonato da Europa de BTT, às 14h.