O já habitual domínio italiano não se confirmou no quarto dia do Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23. Ao invés disso, reinou o equilíbrio, com cinco vencedores diferentes nas sete finais, e duas nações celebraram pela primeira vez a conquista de uma medalha de ouro na presente edição da prova.
O dia ficou marcado pelas provas de omnium de juniores masculinos e femininos, que implicaram as habituais quatro corridas diferentes da disciplina: scratch, corrida de ritmo, eliminação e corrida por pontos.
Na prova feminina, Hélène Hesters (Bélgica) sagrou-se campeã europeia com 139 pontos, à frente de Cat Ferguson (Grã-Bretanha), que somou 131 pontos, e de Clemence Chereau (França), que somou 130 pontos. A belga foi segunda no scratch (38 pontos), quinta na corrida de ritmo (32 pontos) e quarta na eliminação (34 pontos). Na prova final, disputou o título até à última, mas saiu por cima, com 35 pontos divididos entre sprints e uma volta sobre o pelotão.
A corrida masculina, por sua vez, sorriu a Hector Alvarez Martinez (Espanha), que fez tocar o hino espanhol pela primeira vez neste europeu depois de ter somado 147 pontos. O espanhol foi primeiro no scratch (40 pontos), 10.º na corrida de ritmo (22 pontos), quarto na eliminação (34 pontos) e conseguiu somar 51 pontos na corrida por pontos. Subiu ao pódio à frente de Matteo Fiorin (Itália), que registou 143 pontos, e Dawid Latkowski (Polónia), que somou 142.
Outros dos eventos principais do dia foram as corridas por pontos de sub-23. Na feminina, Lara Gillespie (Irlanda), com 49 pontos, também permitiu a estreia no ouro ao seu país, tendo terminado à frente de Maike van der Duin (Países Baixos) e Tetiana Yashchenko (Ucrânia). Na masculina, Noah Vandenbranden (Bélgica) sagrou-se campeão europeu, com 49 pontos, e deu a segunda medalha de ouro para os belgas, à frente de Niccolo Galli (Itália) e Maximilian Schmidbauer (Áustria).
As corridas de velocidade individual foram dominadas pela Alemanha, que conquistou as duas medalhas de ouro. Pete-Collin Flemming (Alemanha) venceu a corrida masculina de juniores, terminando à frente de Oliver Pettifer (Grã-Bretanha) e Etienne Oliviero (França), e Alessa-Catriona Pröpster (Alemanha) conquistou o ouro na corrida feminina, à frente de Emma Finucane (Grã-Bretanha) e da compatriota Clara Schneider (Alemanha).
Por fim, nota para os 500m contrarrelógio de juniores femininas, onde Viorica Georgette Rand (Grã-Bretanha) levou a melhor, com 35’520 e uma média 50.675 km/h, superando Marie Louisa Drouode (França) e Bent Henriette Lürmann (Alemanha).
Portugal teve quatro representantes neste quarto dia de prova. Diogo Narciso foi sétimo na corrida por pontos de sub-23 masculinos, Beatriz Roxo foi 13.ª na corrida por pontos de sub-23 femininas, Gabriel Baptista terminou o omnium de juniores masculinos em 10.º e Marta Carvalha ficou em 11.ª no omnium de juniores femininas.
Este sábado será o quinto e penúltimo dia do Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que decorre até domingo no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia.