O Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 chegou ao fim este domingo, com seis provas, nas quais Grã-Bretanha e Itália foram quem mais se destacou, ao conquistarem duas medalhas de ouro cada.

O último dia de competição começou com as provas de madison de juniores. Na corrida feminina, a equipa da Grã-Bretanha, formada por Carys Lloyd e Isabel Sharp, destacou-se com 29 pontos, superando a dupla belga de Laerke Expeels e Hélène Hesters (25 pontos) e a dupla alemã de Messane Bräutigam e Seana Littbarski-Gray (23 pontos). Já na corrida masculina, Matteo Fiorin e Juan David Sierra conquistaram o ouro para Itália com 43 pontos, a dupla britânica formada por Matthew Brennan e Ben Wiggins (34 pontos) ficou com a prata e a dupla belga formada por Tom Crabbe e Milan Van den Haute (27 pontos) com o bronze.

Seguiram-se as provas de keirin de sub-23. Na feminina, Clara Schneider (Alemanha) foi a mais rápida, à frente de Veronika Jaborníková (Chéquia) e Alla Biletska (Ucrânia). Já na masculina, Matteo Bianchi (Itália) agarrou o ouro, tendo superado Konstantinos Livanós (Grécia) e Tijmen van Loon (Países Baixos).

O dia terminou novamente com madison, mas de sub-23. A Grã-Bretanha, com 48 pontos conquistados pela dupla Madelaine Leech e Sophie Lewis, voltou a ser a seleção mais forte na prova feminina, derrotando as belgas Katrijn de Clercq e Marith Vanhove (19 pontos) e as espanholas Eva Anguela e Isabella Maria Escalera (12 pontos). Na prova masculina, porém, foi a Áustria quem sorriu, graças aos 68 pontos conquistados por Raphael Kokas e Maximilian Schmidbauer. A dupla belga formada por Gianluca Pollefliet e Noah Vandenbranden (61 pontos) ficou com a prata e a dupla alemã formada por Benjamin Boos e Tim Torn Teutenberg ficou com o bronze.

Portugal participou na prova masculina de madison de sub-23 e terminou na quinta posição. A dupla lusa formada por Diogo Narciso e João Martins acabou por ser decisiva no desfecho da corrida e terminou com 37 pontos.

Chegou assim ao fim o Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que decorreu no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, entre terça-feira e domingo (11 a 16 de julho). No fim das contas, a Itália foi o destaque principal da prova, com 14 medalhas de ouro, seguida da Grã-Bretanha e da Alemanha, ambas com 9 medalhas de ouro.

©2023 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?