A Itália voltou a ser a nação em maior destaque no terceiro dia do Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 ao conquistar três medalhas de ouro e um total de sete medalhas se incluirmos prata e bronze. Os italianos não ficaram por aqui e ainda voltaram a bater um novo recorde mundial.
O dia começou da melhor forma para Itália logo nas qualificações da perseguição individual de juniores masculinos. Pouco depois de Mathew Brennan (Grã-Bretanha) superar o recorde que pertencia ao canadiano Carson Mattern, com 3’09”572, o italiano Luca Giaimi fez ainda melhor e estabeleceu um novo recorde do Mundo com 3’08”485 e uma média de 57.298 km/h. Um registo impressionante… que voltou a ser superado na final. O ciclista italiano conquistou o ouro e estabeleceu um novo recorde mundial: 3’07”596 e uma média de 57.570 km/h. A prata e o bronze ficaram para os britânicos Mathew Brennan e Ben Wiggins, respetivamente.
Essa, no entanto, foi a terceira medalha de ouro do dia para Itália. A primeira aconteceu na primeira prova, quilómetro contrarrelógio, onde Matteo Bianchi garantiu o primeiro lugar com 1’00”283 e uma média de 59.718 km/h, seguido de Willy Leonhard Weinrich (Alemanha), com 1’00”824, e Daan Kool (Países Baixos), com 1’01”023. E o ouro da segunda prova também ficou em mãos italianas, com Federica Venturelli a vencer a perseguição individual de juniores femininas, à frente de Hélène Hesters (Bélgica) e Alice Toniolli (Itália).
O domínio italiano só foi interrompido pela Grã-Bretanha, a segunda nação com mais medalhas neste terceiro dia, num total de cinco. Os britânicos destacaram-se na perseguição por equipas de sub-23, ficando à frente de França e Itália na prova feminina e à frente de Itália e Bélgica na prova masculina. A última medalha do dia ficou para Karolina Keliukh (Ucrânia), que superou Marie Louisa Drouode (França) e Viorica Georgette Rand (Grã-Bretanha), segunda e terceira classificadas, respetivamente, na prova de velocidade individual de juniores femininas.
Portugal contou com três representantes ao longo do terceiro dia, que cumpriram os objetivos individuais, mas não conseguiram atingir as finais. Patrícia Duarte conseguiu o melhor registo luso do dia, com o 12.º lugar na prova de perseguição individual de juniores femininas, em que Raquel Dias também participou, tendo terminado em 19.ª. Paulo Fernandes ficou em 21.º na perseguição individual de juniores masculinos.
Esta sexta-feira, o Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, vai receber o quarto dia de Europeu de Pista de Juniores e Sub-23. O programa arranca às 11h e está previsto terminar perto das 21h (pausa entre as 13h37 e as 15h), com destaque para as finais do contrarrelógio de juniores femininas, das corridas por pontos de sub-23, de omnium de juniores e de velocidade individual, tanto em juniores masculinos como em sub-23 femininas.