O dinamarquês Mikkel Lose e a alemã Carla Hahn ganharam hoje as provas de juniores de cross country curto (XCC), que abriram o programa do Campeonato da Europa de BTT, que decorre em Anadia até domingo.
Uma queda na primeira curva fez a primeira seleção na corrida masculina, deixando um grupo com pouco mais de dez unidades ligeiramente destacado em cabeça de corrida. Esse grupo manteve-se unido até cerca de metade da corrida, quando Mikkel Lose decidiu atacar.
O dinamarquês isolou-se e fez toda a corrida na frente até cortar a meta isolado, com 5 segundos de vantagem sobre o compatriota Nikolaj Hougs. A disputa pela medalha de bronze juntou seis corredores até bem perto do final. Entre eles estava o português Rafael Sousa, que seria o sexto classificado, a 15 segundos do vencedor. O mais forte na luta pelo pódio acabaria por revelar-se o sueco Edvin Elofsson, que gastou mais 13 segundos do que o vencedor.
Portugal teve ainda em prova Lucas Ferreira, 32.º, a 1m30s, e Tomás Gaspar, 37.º, a 2m11s. Estiveram ambos envolvidos na queda do início da corrida.
A corrida de juniores femininas foi equilibrada nas primeiras três das seis voltas. Nesse período o pelotão manteve-se compacto. Mas com a subida de ritmo muitas corredoras começaram a sentir dificuldades.
Aproveitando o cansaço que se ia apoderando das adversárias, a alemã Carla Hahn atacou à entrada das duas últimas voltas. Teve resposta pronta da norueguesa Kamilla Aasebø e da espanhola Marta Cano.
A corredora nórdica juntou-se à germânica em cabeça de corrida, mas a espanhola “rebentou”. Carla Hahn e Kamilla Aasebø entraram juntas em cabeça de corrida na volta final. A alemã revelou-se mais forte e triunfou, ligeiramente destacada. A norueguesa ficou com o segundo lugar, a 2 segundos. Vinda de trás e com uma melhor gestão de esforço do que Marta Cano, a austríaca Eva Herzog conquistou a medalha de bronze.
Na tarde desta quinta-feira correm-se as provas de XCC da categoria de elite. As mulheres partem às 15h30 e os homens às 17h30.