O segundo dia do Campeonato de Europa de Pista de Juniores e Sub-23 foi dominado por Itália, que conquistou a medalha de ouro em cinco das nove finais disputadas – somou também uma de prata, num total de seis medalhas – e ainda registou um novo recorde do Mundo.
Os italianos começaram a festejar logo na primeira prova, 1km contrarrelógio de juniores masculinos, com Davide Stella, que já se tinha sagrado campeão europeu de juniores masculinos na disciplina de scracth no primeiro dia, a conquistar a medalha de ouro com 1’02″448 e uma média de 57.647 km/h, à frente de Nolan Huysmans (Bélgica) e Jakob Vogt (Alemanha). O jovem italiano não se ficou por aqui e ainda conquistou a sua terceira medalha de ouro na prova de eliminação de juniores masculinos, à frente de Žak Eržen (Eslovénia)e Collin Westbroek (Países Baixos).
A restantes medalhas italianas foram conquistadas nas provas por equipas. Venceram a prova de perseguição de juniores femininas à frente de França e Grã-Bretanha e a de velocidade de sub-23 masculinos à frente de Países Baixos e Alemanha. No entanto, o destaque principal foi a prova de perseguição de juniores masculinos, na qual Itália não só se sagrou campeã europeia, superando Grã-Bretanha e Dinamarca, como ainda bateram o recorde mundial da categoria com um incrível tempo de 3’53”980, quase cinco segundo mais rápido que o antigo recorde, que também já havia sido estabelecido pelos italianos – Juan David Sierra, Renato Favero, Luca Giaimi, Matteo Fiorin e Etienne Grimod – no primeiro dia do europeu, durante a qualificação.
A primeira medalha de ouro do dia que não pertenceu a Itália foi a da prova de scratch de sub-23 femininas. A corrida chegou a parecer decidida, tal era a vantagem de Flora Perkins (Grã-Bretanha) e Maike van der Duin (Países Baixos), mas as duas ciclistas não se entenderam na parte final e o ouro acabou ao peito da polaca Maja Tracka, com Flora Perkins (Grã-Bretanha) a ficar com a prata e Constance Marchand (França) com o bronze.
Na prova de eliminação de juniores femininas foi a vez da Bélgica se destacar, com Hélène Hesters (Bélgica) a sagrar-se campeã europeia, seguida de Anita Baima (Itália) e Sina Temmen (Alemanha). Já em scratch de sub-23 masculinos, o ouro sorriu ao dinamarquês Phillip Mathiesen que roubou o primeiro lugar a Diogo Narciso no último momento da corrida, quando este parecia lançado para o título europeu. Elmar Abma (Países Baixos) ficou com o bronze. Por fim, destaque para a Grã-Bretanha, um dos destaques do primeiro dia, que festejou o ouro na prova de velocidade por equipas em sub-23 femininas, à frente de Países Baixos e Alemanha.
Portugal contou com cinco representantes neste segundo dia e, naturalmente, Diogo Narciso foi o grande destaque ao conquistar a medalha de prata no scratch de sub-23 masculinos. Gabriel Baptista foi quinto na eliminação de juniores masculinos, Marta Carvalho foi nona na na eliminação de juniores femininas, Daniela Campos foi 10.ª no scratch de sub-23 femininas e Paulo Fernandes foi 18.º no quilómetro contrarrelógio de juniores masculinos.
O Campeonato da Europa de Pista, que começou na terça-feira e vai decorrer até domingo no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, continua esta quinta-feira. O programa começa às 10h e dura até às 20h51 (hora prevista), com uma pausa a meio, entre as 14h30 e as 16h30.