Sofie Pederson confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã europeia de XCO em sub-23. A dinamarquesa dominou a corrida desde a partida e terminou as sete voltas (uma start loop, uma start lap e cinco voltas completas) em 1h12m14.543s, à frente das suíças Ronja Blöchlinger e Noëlle Buri, que chegaram 1m36.987s e 2m03.869s depois, respetivamente, e completaram o pódio.

A corrida começou a ficar definida bem cedo, com Sofie Pederson e Ronja Blöchlinger a assumirem desde logo as duas primeiras posições. As duas corredoras, de resto, não largaram os dois primeiros lugares até ao final. A única mudança foi mesmo a diferença que ia aumentando volta após volta, tanto entre ambas – a facilidade com que Sofie Pederson se destacou foi impressionante – como para as restantes corredoras.

A luta ficou resumida ao terceiro lugar e foi intensa. O grupo de pretendentes ao último lugar do pódio, porém, ia encurtando volta após volta, até ficar reduzido a uma luta a dois, entre Noëlle Buri (Suíça) e Sina Thiel (Alemanha). À entrada para a reta da meta, as duas corredoras iam coladas, mas a suíça aproveitou a última curva do percurso para ultrapassar a alemã e cortou a meta no terceiro lugar.

Ana Santos, a única portuguesa em prova, terminou na 20.ª posição, depois de ter estado boa parte da corrida na luta pelo 15.º lugar. A jovem lusa terminou a prova em 1h18m42.319s, tendo ficado a 6m27.776s do tempo registado por Sofie Pederson.

O Campeonato da Europa de BTT, que decorre desde quinta-feira em Anadia, chega ao fim na tarde deste domingo. A prova de XCO de sub-23 masculinos, agendada para as 14h, marca também o final da competição.

©2023 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?