Valentina Corvi é a nova campeã europeia de juniores de cross country olímpico (XCO). A italiana, oitava do ranking UCI, superou a forte concorrência e terminou a prova em 1h03m53.704s, depois de bater a alemã Carla Hahn no sprint final. O pódio ficou completo com a austríaca Katrin Embacher, que chegou 14.461 segundos depois.
A corrida começou por ser dominada por um grupo de nove corredoras, formado por Valentina Corvi, Carla Hahn e Anina Hutter (Suíça), Natalia Grzegorzewska (Polónia), Katrin Embacher (Áustria), Marta Cano (Espanha), Eliska Hanáková (Chéquia), Eva Herzoh (Áustria) e Kamilla Aasebø (Noruega), que iam alternando a liderança. Porém, com o passar do tempo, o grupo da frente começou a reduzir.
À quarta passagem na meta – a prova consistia em uma start loop, uma start lap e quatro voltas completas -, Katrin Embacher, Valentina Corvi, Carla Hahn, Eva Herzog e Natalia Grzegorzewska já se haviam destacado das demais e seguiam por esta ordem com uma vantagem de quase 30 segundos para a sexta classificada.
À entrada para a última volta já era uma disputa a três, entre Carla Hahn, Katrin Embacher e Valentina Corvi, mas apenas a italiana e a alemã aguentaram até ao fim na cabeça da corrida. A prova, de resto, foi decidida num sprint intenso entre as duas corredoras, no qual Valentina Corvi acabou por levar a melhor, vencendo com 01.711s de vantagem sobre Carla Hahn. Katrin Embacher chegou pouco depois, garantindo o último lugar do pódio.
Portugal contou apenas com uma corredora em prova, Beatriz Guerra, que fez uma corrida em crescendo, passando da 30.º posição que ocupou numa fase inicial para o 21.º lugar, tendo terminado a prova 5m26.583s depois de Valentina Corvi.
O Campeonato da Europa de BTT, que está a decorrer desde quinta-feira em Tamengos, Anadia, vai terminar este domingo, com as provas de sub-23 de XCO. A prova feminina está agendada para as 11h e a masculina para as 14h.