A neerlandesa Shirin van Anrooij juntou hoje o título europeu de fundo em sub-23 femininas à medalha de ouro que conquistara no contrarrelógio nestes Europeus de Estrada, que decorrem em Anadia, Portugal.
Os 104,5 quilómetros da corrida feminina de sub-23 tiveram poucos momentos de monotonia. A primeira das cinco voltas ao circuito foi a mais calma, com as atletas a estudarem-se. A partie daí a situação de corrida mudou de volta para volta.
Na segunda volta o pelotão esteve partido em dois grupos. Na terceira, após a junção daqueles grupos, destacou-se um grupo de oito ciclistas, entre as quais algumas favoritas ao triunfo.
O pelotão percebeu o perigo em que incorria perante aquele lote de fugitivas e reagiu, anulando a fuga. Nessa movimentação para “matar” a escapada, fez-se uma seleção e foi um pelotão já muito selecionado que se preparou para a volta final.
Uma queda à entrada da derradeira volta, envolvendo, entre outras, a portuguesa Daniela Campos, partiu ainda mais o grupo principal.
Na volta final sucederam-se os ataques, mas o único bem-sucedido teve assinatura de Shirin van Anrooij, que se destacou, conquistou uma pequena vantagem que segurou até à meta. A neerlandesa precisou de 2h57m41s para conquistar o segundo título desta semana. A italiana Vittoria Guazzini, segunda no contrarrelógio, repetiu a posição na corrida de fundo, encabeçando o pelotão, que gastou mais 11 segundos do que a vencedora. A terceira foi Fem van Empel, compatriota da vencedora.
Daniela Campos, que descolou do grupo da frente na queda à entrada para a última volta, foi a melhor portuguesa, na 40.ª posição, a 8m25s.
Na tarde deste domingo corre-se a prova de fundo masculina, que encerra o programa do Campeonato da Europa de Estrada. A partida para os 147,3 quilómetros será dada às 14h00.