Itália tem sido um dos grandes destaques deste Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 e voltou a sê-lo no quinto e penúltimo dia da prova, com três medalhas de ouro. Ainda assim, teve concorrência à altura, com a Grã-Bretanha e a Alemanha a conquistarem duas medalhas de ouro cada.
O dia voltou a ficar marcado pelas provas de omnium, desta vez de sub-23. Lara Gillespie (Irlanda), com 126 pontos, foi a mais forte na prova feminina, seguida da belga Katrijn de Clercq (118 pontos) e da neerlandesa Maike van der Duin (117 pontos). A jovem irlandesa somou apenas 22 pontos no scratch (10.ª), mas dominou as corridas de ritmo e eliminação, somando os 40 pontos em ambas. Na prova final, a corrida por pontos, amealhou mais 24, num total de 126 pontos, suficientes para conquistar a medalha de ouro.
Na competição masculina, o ouro sorriu, mais uma vez, a Tim Torn Teutenberg (Alemanha). O germânico conquistou um total de 142 pontos, 36 no scratch (3.º), 36 na corrida de ritmo (3.º), 36 na eliminação (3.º) e 34 na prova final, a corrida por pontos. Tim Wafler (Áustria), com 118 pontos, e Elmar Abma (Países Baixos), com 113 pontos, completaram o pódio.
O sábado também contou com as primeiras provas de keirin da competição, as de sub-23. Beatrice Bertolini (Itália) foi a mais forte na feminina, à frente de Marie Louisa Drouode (França) e Anna Whitworth Hay (Grã-Bretanha), e Pete-Collin Flemming (Alemanha) destacou-se na masculina, superando Tjorven Mertens (Bélgica) e Etienne Oliviero (França), que fecharam o pódio.
Nas corridas por pontos de juniores, Seana Littbarski-Gray (Alemanha), com 38 pontos, foi a líder entre as femininas, com a francesa Léane Tabu (31 pontos) e a portuguesa Patrícia Duarte (22 pontos) a ocuparem as segunda e terceira posição. Já na masculina, Juan David Sierra (Itália) destacou-se com impressionantes 70 pontos, uma diferença clara para o segundo Patryk Goszczurn (Polónia), que somou 39, e para o terceiro Ramazan Yilmaz (Turquia), que contou 30.
Por fim, nota para a prova de 500m contrarrelógio de sub-23 femininas, em que Rhianna Parris-Smith (Grã-Bretanha), com um tempo de 34.129s e uma média de 52.741 km/h, venceu Julie Nicolaes (Bélgica) e Clara Schneider (Alemanha), e para a corrida de velocidade individual de sub-23 masculinos, na qual Mattia Predomo (Itália) foi o mais rápido, tendo superado Tijmen van Loon (Países Baixos) e Hayden Norris (Grã-Bretanha).
Portugal voltou a estar em destaque, ao conquistar a segunda medalha, graça ao bronze de Patrícia Duarte na corrida por pontos de juniores femininas, sendo que Leonardo Neves (Portugal) terminou na 14.ª na corrida masculina. Daniela Campos e João Martins participaram no omnium de sub-23 e terminaram em sétima e 14.º, respetivamente.
O Campeonato da Europa, que está a decorrer desde terça-feira no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, chega ao fim este domingo.